domingo, 11 de março de 2012

Cartilhas do MDS explicam Creas, Centros POP e Cadastro Único

Publicações adotam formato didático para orientar gestores e profissionais que atuam junto à população mais vulnerável


Estão disponíveis no portal do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) três cartilhas que podem ser de grande utilidade para orientar o trabalho desenvolvido por gestores, técnicos e outros profissionais que atuam na área social. Os temas são “Inclusão das Pessoas em Situação de Rua no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal”, “Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)” e “Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas”.

A cartilha “Inclusão das Pessoas em Situação de Rua no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal” traz subsídios a técnicos e gestores que lidam com essa população, tratando de sua vinculação aos serviços socioassistenciais. A ideia é convocar todos os profissionais a se engajarem no compromisso nacional de concretização dos direitos dessas pessoas e no enfrentamento à pobreza. A publicação é de autoria das secretarias nacionais de Assistência Social (SNAS) e de Renda de Cidadania (Senarc).

As outras duas publicações, sobre Centros POP e Creas, foram elaboradas pela SNAS após a Conferência Nacional de Assistência Social e têm formato de perguntas e respostas. Em tom didático, elas contêm informações para orientar e apoiar estados, municípios e o Distrito Federal no planejamento, implantação, coordenação e acompanhamento desses dois tipos de unidades de atendimento, voltadas especificamente para o público em maior vulnerabilidade, sujeito a violação de direitos.

As cartilhas foram publicadas em 2011.
-
Fonte:.http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2012/marco/cartilhas-do-mds-explicam-creas-centros-pop-e-cadastro-único

Nenhum comentário:

Postar um comentário