segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tereza Campello participa da abertura de exposição de obras de Portinari em São Paulo

Temática social marca obra do pintor. Fundação que cuida do acervo do artista plástico cedeu imagens para serem usadas em ações do Brasil Sem Miséria

 A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participa nesta segunda-feira (6) da abertura da exposição dos painéis Guerra e Paz, do pintor brasileiro Cândido Portinari. O evento está marcado para as 20h, no auditório Simón Bolivar do Memorial da América Latina, em São Paulo.

Vinte e oito peças de madeira formam os murais, cada um com 14 metros de altura e 10 metros de largura. Essa foi a última obra em grande escala do artista, que morreu em 1962.

A Fundação Portinari estabeleceu parceria com o Brasil Sem Miséria. Trabalhos do pintor, com a temática social, serão usados na divulgação das ações do plano. O filho de Portinari, João Cândido, cedeu as imagens por quatro anos, sem custo para o governo federal.

A exposição Guerra e Paz será inaugurada em homenagem ao cinquentenário de morte do pintor e permanecerá aberta até 21 de abril. O pintor trabalhou nos painéis entre 1952 e 1956. Os murais maiores foram encomendados pelo governo brasileiro para ficarem na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

Paulista de Brodowski, Portinari tem mais de 5 mil obras, entre pequenos esboços e gigantescos murais. A temática social acompanhou todo o trabalho do artista, que iniciou a carreira em 1934, com Os despejados, tela que retrata uma família à beira de uma estrada de ferro.

Fonte:.http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2012/fevereiro/tereza-campello-participa-da-abertura-de-exposicao-de-obras-de-portinari-em-sao-paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário